Pe. JOSE SOARES GUIMARAES

Gestão: 1950 – 1952

Jose SoaresMuito pouco se tem da biografia ou fotos deste que foi o 1º pároco de nossa comunidade. Como primeiro vigário a tomar posse da paróquia, padre Guimarães, ficou pouco tempo, mas foi responsável pela mudança da padroeira do bairro.Contam os mais antigos do bairro que, recém chegado de Minas Gerais, o padre Guimarães não encontrou a imagem da Virgem na Igreja. Mandou então confeccionar para o altar mor uma nova santa que era também a padroeira dos militares, pois o padre havia sido capelão num dos quartéis em Minas, antes de assumir a Igreja dos Remédios. A partir de 1951, a Igreja passou a chamar-se Nossa Senhora dos Remédios., sabe-se também que ele foi um dos fundadores do APOSTALADO DA ORAÇÃO em nossa paróquia.


Domingos Tonini

Pe. DOMINGOS TONINI

Gestão: 1953 A 1964
Naturalidade: Rimini – Itália
Data Nascimento: 01/03/1911
Data de chegada no Brasil: 1947

Filho de Achille e Palma Rosa Tonini, entrou no seminário de Santa Maria Bianca, de lucca em 1925. Fez o ano de noviciado em Gubbio, nos de 1927 e 1928. Emitiu a profissão simples no dia 29 de Setembro de 1928. Em Lucca completou os estudos do Liceu e Filosofia. Foi em Roma São Pietro in Vincoli, onde freqüentou o 1º e 2º ano de teologia, na Universidade do Angelicum. Após a profissão solene, recebeu o Sub-diaconato e o Diaconato.
Em 1933 foi transferido para Vercelli, na Basílica de Santo Andréa, e freqüentou o Seminário Arquidiocesano. Após o 3º ano de Teologia, no dia 29 de Junho de 1934, foi ordenado sacerdote com a obrigação de completar o 4º ano de teologia.
Em Agosto de 1935, tomou posse como Mestre dos Alunos no Seminário de Santa Matilde, em Andora, onde permaneceu até 1942, quando foi enviado a Vercelli, como Mestre dos Noviços. Em 1946 foi transferido para Roma, na Comunidade de San Giuseppe al Nomentano.
No mês de Junho de 1947, pediu para partir para o Brasil e fazer parte com o padre Arcângelo Sysk do ínicio da nova missão brasileira, em Santa Lucia do Piai-RS. Depois de seis anos de permanência naquela comunidade, em 1953 foi encarregado de iniciar a nova fundação na imensa metrople de São Paulo, na Vila dos Remédios, onde trabalhou como superior e pároco durante 11 anos. Depois voltou para Santa Lucia do Piai, como pároco e responsável do seminário recém reaberto.
Nesse intervalo de tempo, a Paróquia dos Remédios foi dividida em 5 paróquias independentes.
Em 1971 voltou para São Paulo e tomou posse da nova paróquia Nossa Senhora Aparecida de Vila Piauí. E completou a construção das obras sociais.
Em 1980 iniciou a nova fundação em Curitiba, na paróquia de São Miguel Arcanjo, juntamente com o padre João Schijns.
De 1983 a 1986 foi responsável da Aspromatina, cordenando os trabalhos educacionais e sociais da Comunidade de Vila dos Remédios. Foi vigário coajudor na Paróquia dos Remédios, exercendo também as funções de diretor espiritual do Apostolado da Oração e responsavel da finanças da Região Pastoral Bonfim.
Nos muitos anos que esteve entre nós, realizou tantos trabalhos pastorais, novas igrejas e capelas, colégio, obras sociais e vocacionais, com alegria de ver crescido o numero de sacerdotes brasileiros e de professos, assim como constatou que a semente da evangelização produziu bons frutos.


Paulo NavarroPe. PAULO NOVARRO

Gestão: 1964 A 1968

 

 


Jose LoscialepPe. JOSÉ LOSCIALE

Gestão: 1968 A 1980
Naturalidade: Bari – Itália
Data Nascimento: 12/04/1921
Data Falecimento: 13/04/2000
Data de chegada no Brasil 1951:

Ainda Jovem ingressou no seminário de Andora (Savona) e emitiu a profissão temporaneaem Vercelli no dia 01 de Novembro de 1938. Recebeu a ordenação presbiterial na Paróquia São José em Roma no dia 29 de Junho de 1946. Foi zeloso animador junto aos jovens em Bologna. Transferido para o Seminário de Andora lecionou por vários anos. Em 1951, pediu para ir a missão no Brasil, seguindo o exemplo dos padres Arcângelo Sysk e Domingos Tonini. O primeiro campo missionário foi em Santa Lúcia do Piai, distrito de Caxias do Sul, RS. De lá foi transferido para a cidade de São Paulo, onde em 1953, Padre Domingos havia iniciado o trabalho missionário na Paróquia Nossa Senhora dos Remédio, lugar onde não havia quase nada. Pe. José se uniu força aos padres Domingos Tonini e Guerino icciotti no trabalho pastoral e por causa disso foram apelidados de “OS TRÊS MOSQUETEIROS”, Trabalharam muito para a construção da nova igreja e do centro social para atender os jovens e as crianças.
Em 1986, foi transferido para a cidade de Mesquita, Rio de Janeiro, iniciando um novo campo de trabalho que a região brasileira havia assumido e ali permaneceu até 1997, quando, pela doença voltou para a Comunidade Canonical Nossa Senhora dos Remédios, em Osasco, São Paulo. A comunidade Canonical, o acolheu e acompanhou com muito carinho ao Pe. José Losciale até o momento de sua morte.
No dia 13 de Abril de de 2000, Pe. José Losciale terminava sua caminhada na terra e voltava para a casa do Pai.
A Santa Missa Exequial, presidida pelo Bispo Diocesano D. Francisco, concelebrada por muitos padres e participada por uma grande presença de fiéis foi um sinal que declarava o quanto Pe. José amou o Povo de Deus e o serviu por amor a Jesus Cristo.


MarioPe. MARIO BARTACCIOLI

Gestão: 1980 A 1983
Naturalidade: Ivrea (Torino) – Itália
Data Nascimento:23/12/1931
Data de chegada no Brasil: 1968

Depois de se iniciar na Escola Superior, entrou para o Seminário de Andora e professou o voto em 02 de Outubro de 1952, em Gubbio, Itália.
Ordenado sacerdote em 02 de Outubro de 1959 em Roma. Estudou teologia do Seminário “São Pio X”,
Depois de um breve período em Verrès (1963) a S. Pietro in Vincoli e de novo em S. Floriano (1965), tomou em 1968 a decisão de vir ao Brasil, definido para trabalhar na formação dos alunos no Seminário de Santa Lucia do Piai.
Em 1976 foi transferido para São Paulo, á Paróquia Nossa Senhora dos Remédios, onde foi pároco, responsável pelas finanças e Diretor do Colégio Nossa Senhora dos Remédios.
Dotado pelo seu bom humor e rigor moral, Não dispensava o trabalho aos humildes. Pela sua bondade e cordialidade.
Falecido prematuramente em São Paulo no dia 6 de Dezembro de 1985, com 54 anos de idade, na presença do Abade Geral que estava de visita a Paróquia Nossa Senhora dos Remédios. Seus irmãos e seus alunos sejam italianos ou brasileiros, recordam dele como um amigo sincero no trato humano, que não temia em mostrar sua autoridade..
Com a sua vida, tirada prematuramente. O Senhor escreveu um outro capitulo nesta historia de dedicação sacerdotal. pela igreja no Brasil. Ele recompensara o seu trabalho e fará frutificar a sua obra.


BrunoDOM BRUNO GIULIANI

Gestão: 1983 A 1991
Naturalidade: Itália
Data Nascimento: 23 / 11 /1930
Data de chegada na Paróquia: 1968

Ainda Jovem ingressou no Seminário Santa Matilde, em Gubbio, Cursou a Universidade Angelicum em Roma e emitiu a profissão temporaneaem Vercelli . Recebeu a ordenação presbiterial, em Roma no dia 27 de Junho de 1954.
Foi Professor e Diretor do Seminário São Pio X, onde lecionou por vários anos.
Em 1968 Chegou ao Brasil, na Paróquia Nossa Senhora dos Remédios, atuando como Vigário, ate o ano de 1978, onde se destaca pelo seu laborioso trabalho, a Construção da Igreja Nova, O clube de Mães, a Creche Padre Guerino e o Colégio Nossa Senhora dos Remédios, em 1978, foi transferido para ser Vigário da Paróquia de Santa Lúcia do Piai, distrito de Caxias do Sul, RS, onde ficou até o ano de 1982, retornando para São Paulo, para Paróquia Nossa Senhora dos Remédios, onde trabalhou como Pároco de 1982 a 1992 Em 1992 assumiu a Paróquia de Vila Jaguara, permanecendo lá até o Ano 2000.
Em Setembro de 2000, após a Assembléia Geral da Ordem dos Cônegos Regulares Lateranenses, foi convidado a ser o Superior Geral da Ordem.
No dia 28/12/2000, Pe. Bruno Giulianni, recebeu a benção Abacial, em solenidade realizada pelo nosso Bispo Dom Luciano Bergamini .

 

 


ZeninhoPe. JOSE CARLOS CAMELLO

Gestão: 1992 A 1996
Naturalidade: Caxias do Sul – RS
Data Nascimento: 12 / 06 / 59
Data de chegada na Paróquia: 1983

Pe. José Carlos Camello é filho de Guerrino Camello e Ana Maria Sunta Brisotto Camello. Nasceu em Caxias do Sul – RS no dia 12 de junho de 1959. Tem cinco irmãos, três mulheres e dois homens, sendo um deles Pe. Ari Antonio Camelho. Fez seus primeiros estudos em Santa Lúcia do Piaí – RS e 2o Grau no Seminário Nossa Senhora Aparecida em Caxias do Sul-RS e Filosofia na UCS – Universidade de Caxias do Sul -RS. Fez o noviciado em Santa Lucia do Piaí – RS no ano de 1978 e o diaconato em 1985 em São Paulo onde concluiu o curso de Teologia no Instituto Teológico Pio XI. Foi ordenado sacerdote na Paróquia Nossa Senhora dos Remédios em 1985. Após exercer seu ministério sacerdotal na Paróquia Nossa Senhora Aparecida, em Vila Piaui, em São Paulo, hoje, o Pe. José é o responsável pelos do seminaristas de Teologia que residem em Vila dos Remédios; é também o responsável pela Aspromatina: (Associação de proteção a maternidade a infância e a adolescência) Colégio Nossa Senhora dos Remédios e Creche Pe. Guerrino.


Dom LucianoDOM LUCIANO BERGAMINI

Gestão: 1996 A 2000
Naturalidade: Loira – Treviso – Itália
Data Nascimento: 04/05/1944
Data de chegada no Brasil: 1969

Após os estudos preparatórios no Seminário “São Pio X”, dos Cônegos Regulares Lateranenses, freqüentou em Roma, os cursos de Fisolosofia na Pontifícia Universidade de São Tomás de Aquino, e de Teologia na Pontifícia Universidade Gregoriana, obtendo licenciatura em ambas disciplinas.
Em 02 de Outubro de 1960, emitiu a profissão religiosa e, em 10 de Abril de 1969, recebeu ordenação sacerdotal emCastelfranco, Veneto, Itália.
Em seguida foi enviado ao Brasil, onde desenvolveu os seguintes ofícios: Promotor vocacional e formador no Seminário Menor dos Cônegos Regulares Lateranenses, Mestre de Noviços e de professos, Pároco de São Miguel, na Arquidiocese de Curitiba; Pároco de Nossa Senhora dos Remédios, na Diocese de Osasco, e Moderador, para o Brasil dos Cônegos Regulares Lateranenses, ensinou ainda filosofia no Instituto Vicentino em Curitiba, e Teologia no Instituto “Pio XI” em São Paulo.
Ordenado Bispo Auxiliar de Santo Amaro, em São Paulo, em 20 de Maio de 2000.


RayPe. RAIMUNDO ARISTIDES

Gestão: 2000 a 2004
Naturalidade: Dourados / MS
Data Nascimento: 1961
Data de chegada na Paróquia: 1986

Pe. Raimundo Aristides da Silva, ou Pe. Ray como gosta ser chamado é Filho de José Aristides da Silva e Luzia Maria da Conceição. Tem sete irmãos, quatro mulheres e três homens, sendo um deles, Pe. Riomar, sacerdote da Diocese de Osasco. Pe. Ray nasceu na cidade de Jatei/Dourados em Mato grosso do Sul, no dia 04 e maio de 1961. Ingressou no seminário em 1978 no Rio Grande do Sul, onde cursou o 2o Grau e Filosofia na UCS, Universidade de Caxias do Sul-RS. Fez o noviciado em 1981 em Santa Luzia do Piaí-RS e Teologia no Instituto Pio XI em São Paulo. Foi ordenado diácono em 1985 e sacerdote no dia 8 de novembro de 1986 em Carapicuiba – SP, onde hoje reside a sua família. Desde que foi ordenado o Pe. Ray sempre exerceu a função de animador vocacional e animador da Pastoral da Juventude. Hoje exerce o ministério de Pároco da Paroquia Nossa Senhora dos Remédios. Escreveu um livro: “Sem mim nada podeis fazer” publicado pela editora Paulus e em breve terá outra obra intitulada: “Leitura orante: Caminho de espiritualidade para jovens” publicado pelas Edições Paulinas.


AgostinhoPe.AGOSTINHO DINANI

Gestão: 2004 – Atual
Naturalidade: Caxias do Sul – RS
Data Nascimento: 24/03/58
Data de chegada na Paróquia: 2001