SACRAMENTO DA CRISMA

crisma2

Confirmação do Batismo ou Crisma o batizado reafirma sua fé em Cristo, sendo ungido durante a cerimônia, recebendo os sete dons do Espírito Santo. A unção é feita pelo Bispo ou padre autorizado, com óleo abençoado na quinta-feira da Semana Santa.

É um sacramento instituído para dar oportunidade a uma pessoa – que foi batizada por decisão alheia e que tem, perante a Igreja, compromissos assumidos por outras pessoas em seu nome diante da pia batismal – de confirmar o desejo de ser membro da família cristã dentro da Igreja Católica e de reafirmar aqueles compromissos, depois de atingir a “idade da razão”.

Simplificadamente, a cerimônia consiste na renovação das “promessas do batismo”, mediante perguntas do Bispo, que em geral a preside, feitas em voz alta e do mesmo modo respondidas pelo crismando perante a comunidade.

Como o batismo, o Crisma também imprime caráter, podendo ser ministrado apenas uma vez a cada pessoa.

Por ser um ato de afirmação de compromissos, a pessoa pode jamais receber o crisma ou, indo participar da cerimônia, deixar de confirmar esses compromissos.De qualquer modo, quem não foi crismado ou quem se recusou a renovar os compromissos do batismo, pode fazê-lo em qualquer tempo.O Crisma é, portanto, um sacramento dependente, complementar ao batismo, já que não tem qualquer significação se ministrado a quem não tenha sido batizado.

Nossa comunidade pensa continuamente em você, jovem, que procura um futuro que seja trilhado nos ensinamentos e valores cristãos. Pensa também nos jovens que precisam de respostas para os muitos problemas que a vida apresenta.

Nossa comunidade confia e espera muito da juventude, pois, é para todos, sinal de esperança. Os jovens possuem a chave do futuro, da sociedade e de uma comunidade de PAZ. A Comunidade da Vila dos Remédios quer compartilhar suas inquietudes e seu desejo de viver, para isso, com muito carinho e embasamento religioso, ético e moral, preparamos nosso curso de Educação Cristã para que, juntos, possamos mais facilmente caminhar, refletir, ser amigos, crescer como pessoa e como cristãos e, dessa forma, adquirir formação adequada para que, no dia da Confirmação, cada possa assumir pessoalmente a fé que recebemos no dia do nosso Batismo. Sintas-se convidado e acolhido para essa caminhada de FÉ.

Informações Importantes

1. Ter Completado 15 (16) anos, no momento de fazer a inscrição.
  2. Firme compromisso de participar sempre das reuniões semanais e dos encontros, com pontualidade e atitude de colaboração.
  3. Participar também, com máximo interesse, das outras atividades da vida comunitária: eucaristias dominicais, campanhas, etc.

Outras informações

• Trabalharemos em grupos pequenos, organizados pela equipe de catequistas da crisma, para facilitar a convivência e o diálogo.
  • Lembrando que o jovem que ainda não foi batizado ou ainda não fez a primeira comunhão também pode participar, pois recebera os sacramentos no decorrer da caminhada.
  • A caminhada da crisma tem em média um ano de duração, inicia-se em agosto e tem seu termino em julho. Isso é feito para que o jovem participe de todo calendário litúrgico da igreja e também das Celebrações do Rica com a entrega dos símbolos do cristão e do Retiro (retirar-se de suas realidades em um ambiente em meio à natureza e com grandes momentos de espiritualidade), para que os jovens possam receber o aprendizado e celebrar todos os momentos de preparação para a Crisma, vivenciando-os. Tudo isso se faz necessário para que o jovem, quando receber a unção da Crisma ministrada pelo Bispo, tenha a maturidade cristã esperada.
  • Lembrando que o jovem deve escolher 1(um) padrinho ou 1(uma) madrinha que seja Católico e que já tenha recebido os sacramentos do Batismo, da 1º Eucaristia e Crisma, para que os ensinamentos recebidos através desses Sacramentos e desse caminhar de Fé, possam dar continuidade e incentivo a esse jovem para bem viver a Fé escolhida.
  • A participação é totalmente livre. Portanto, quem faz a inscrição deve fazê-la com maturidade e convicção do compromisso assumido e de suas responsabilidades como cristão.
  • O ritmo de trabalho, dias e horários das reuniões, serão marcados de acordo com o grupo e os catequistas.