Logo_crl_31A grande aventura dos padres da Ordem dos Cônegos Regulares Lateranenses no Brasil começou em 1947, na pequena cidade de Santa Lucia do Piaí, próxima a Caxias do Sul, RS, e habitada por não mais de 4500 moradores da colônia italiana. O primeiro religioso a iniciar o trabalho missionário e pastoral na região foi o padre Arcângelo Sysk que abriu o caminho também para a formação de futuros padres brasileiros da Ordem dos Cônegos Regulares Lateranenses.

Esta congregação foi fundada no ano de 1400, aproximadamente, e sediada na Basílica de São João de Latrão, em Roma. Uma de suas principais característica e a vida em comunidade.

Com a chegada do Padre Domingos Tonini a pequena paróquia de Santa Lucia do Piaí formou o seu primeiro seminário, com oito alunos, batizado de Seminário de Nossa Senhora da Providência. Em seguida, chegaram os padres Roque Castellano e o padre Jose Losciale. Alem de toda a atividade pastoral na Igreja Matriz e no seminário havia também um intenso trabalho nas diversas capelas da região.

A Paróquia recebeu, durante muitos anos grande apoio das Irmãs do Coração Imaculado de Maria que coordenavam o trabalho da escola primária e do hospital paroquial Cristóvão de Mendonza. Anos mais tarde, a escola e o hospital ficaram sob a responsabilidade da Paróquia, que reestruturou e modernizou as duas instituições.

Nestes 52 anos de atividade governaram a Paróquia de Santa Lucia do Piai, vários Cônegos, entre eles padres Arcângelo Sisk, Domingos Tonini, Roque Castellano, Paulo Novarro, Alfredo Miccinilli, Bruno Giuliani, Ari Camello, Alberto Boschetti, Adone Favrini e outros. Das centenas de alunos que passaram pelo seminário, vários tornaram-se sacerdotes.

Hoje a Ordem dos Cônegos Regulares Lateranenses, atua com mais de 20 sacerdotes, tem quatro seminários e conta com diversas paróquias entre elas:
Santa Lucia do Piai; Santo Expedito e Santos Apóstolos, no sul. Nossa Senhora dos Remédios, Nossa Senhora Aparecida(Vila Piauí), Santo Antonio (Vila Jaguará), em São Paulo, São Miguel Arcangelo, no Paraná e São José Operário, na baixada fluminense.

602949_219143858222881_448743472_n_1