Sacramento do Batismo: a Prática
batismo1

Quem pode ser padrinho ou madrinha do Batismo?

Qualquer católico(a) que possa educar na fé aquele que vai ser batizado.
E os que morrem sem Batismo?
Deus “quer que todos os homens sejam salvos (1Tm 2, 4).” A Igreja crê que aqueles que, sem culpa, não chegaram a abraçar a fé cristã nem a receber o Batismo, mas tenham vivido retamente de acordo com a sua consciência, podem receber a salvação de Cristo por meios que somente Deus conhece. Quanto às crianças que morrem sem o Batismo, se por um lado já nascem feridas pelo Pecado Original, também já nascem marcadas pela mesma salvação, que Cristo trouxe para todos.

Quem é o ministro do Batismo?

É o bispo, padre ou diácono. Em caso de real necessidade, qualquer pessoa, mesmo não batizada, pode batizar, utilizando a fórmula: “Eu te batizo em Nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo”. Logo que possível, porém, deve-se levar o batizando à igreja para que um sacerdote celebre os ritos complementares e anote seu nome no livro dos batizados.

O que é necessário para o rito do Batismo?

Fundamentalmente, a água. O Batismo pode ser feito por tríplice imersão ou infusão, isto é, derramando-se três vezes água na cabeça da criança e pronunciando-se as palavras rituais. São ritos complementares: o Sinal da Cruz (o batizado pertence a Cristo), a leitura da Palavra, a imposição da mão e a unção do peito (a Força de Cristo toma conta da pessoa, expulsando todo influxo maligno), a renúncia a Satanás, a confissão da fé católica, a unção com o Santo Crisma (o batizado foi ungido, como Cristo, pelo Espírito Santo), a veste branca (glória e imortalidade), a vela acesa (o novo cristão foi iluminado pelo Ressuscitado) e a oração do Pai Nosso, que recorda que o novo cristão agora é filho de Deus e pode, como Jesus, chamá-lo de Pai.

PREPARAÇÃO PARA OS PADRINHOS.

1. Todo terceiro sábado de cada mês, das 14:30 às 17h.
  2. Pais e padrinhos deverão fazer o curso.
  3. Para marcar o curso de batismo é necessário trazer documentos (RG) de pais e padrinhos.
  4. Padrinhos devem ser Católicos, Batizados (ter Certidão de Batismo –  PAIS e PADRINHOS ) e se casados ter o Sacramento do Matrimônio (ter Certidão de Casamento do Religioso casados na igreja Católica) PAIS e PADRINHOS também.

BATISMO (CRIANÇAS ATÉ 7 ANOS).

1. Todos os domingos, na Missa das 09h30, chegar com 20 minutos de antecedência.
  2. Para marcar o batizado é necessário trazer o comprovante do curso de batismo ORIGINAL  (pais e padrinhos), certidão de nascimento ORIGINAL da criança e documentos assinalados conforme acima.
  3. Valor do batizado: R$  94,00   (que podem ser pagos no momento da inscrição ou no dia do batizado).